Para mais informações entre em contato conosco através do telefone (31) 99453-8889 ou através do Fale Conosco
O Sonopulse (1 MHz E 3 MHz) é um equipamento microcontrolado por ultrassom terapêutico destinado aos tratamentos de estética e de reabilitação física.
O modo de emissão do ultrassom pode ser ajustado em contínuo ou pulsado, sendo que o modo pulsado possui frequência de repetição do pulso de 100Hz, 48Hz ou 16Hz e com razão de pulso de 1/2 (50%) e 1/5 (20%). O equipamento conta com a tecla PROG, que permite a escolha de 46 protocolos pré-programados de tratamento e 20 protocolos particulares.
O Sonopulse (1 MHz E 3 MHz) deve ser usado com gel de acoplamento. O comprimento de onda de 1MHz atinge uma profundidade aproximada de 5cm e o comprimento de onda de 3MHz atinge uma profundidade no tecido de, aproximadamente, 1 a 2cm.
O equipamento oferece ainda transdutor ergonômico com dupla função, que consiste na escolha da área efetiva de radiação (ERA) de 7cm² ou de 3cm²; ERA de 7cm² que permite escolha das frequências de 1MHz ou de 3MHz, com potência máxima de 21W; ERA de 3cm² que possui frequência de 1MHz, com potência máxima de 3W; entrada para terapia combinada e display gráfico maior, que facilita a identificação dos protocolos e programações.
Efeito Térmico: Aumento da permeabilidade da membrana, permitindo a reabsorção de líquidos e trocas de substratos;
Efeito mecânico: aumento da circulação sanguínea, promovendo nutrição e neovascularização (formação de novos vasos);
Efeito químico: liberação de histaminas e agentes quimiotáxicos (mediadores químicos da inflamação);
Efeito analgésico: ativação do ciclo de cálcio, estimulação das fibras nervosas aferentes;
Efeito cicatrizante: aumento da síntese e elasticidade do colágeno;
Efeito regenerativo: dilatação do retículo endoplasmático (desintoxicação celular) e dos fibroblastos;
Efeito neurológico: aumenta o velocidade de condução nos nervos periféricos e consequente resposta motora.
Sim, recomenda-se uma aferição a cada 6 meses ou toda vez que o cabeçote cair no chão, apresentar trincas, ou algum tipo de ruído. Só assim poderá ser realizada uma terapia eficaz com doses realmente confiáveis.
Coloque algumas gotas de água na face de alumínio do transdutor, aumente a intensidade e verifique o efeito de nebulização da água. A nebulização é a indicação de que seu equipamento está emitindo ultrassom e ela se apresenta de maneiras diferentes de aparelho para aparelho. O meio de condução do ultrassom emitido neste momento (gotas de água ar) é muito precário. Isto ocasionará uma rápida elevação da temperatura do alumínio para mais de 40 graus centígrados. Portanto, não exagere no teste para não danificar o cristal piezoeléctrico dentro do transdutor.
Devido a não uniformidade do feixe de ultrassom, o cabeçote não deve ficar parado sobre um mesmo local. Também não deve ser movimentado muito rápido, pois não haveria tempo do tecido entrar em ressonância. O melhor procedimento é o movimento circular-deslocado, numa velocidade de 1 a 2 cm/segundo.
O Ultrassom de 1.0 MHz é usado em estruturas mais profundas (músculos, tendões, bursas), pois ele é pouco absorvido em estruturas superficiais e em tecido adiposo. Ao contrário, o de 3.0 MHz deverá ser usado em estruturas superficiais, pois a energia é absorvida nos tecidos que estiverem entre 1 e 2cm abaixo da superfície da pele.
O gel ideal para trabalho com qualquer tipo de Ultrassom deve ser desprovido de bolhas, com aspecto límpido, transparente, inodoro e sem a presença de aditivos (álcool, essências, etc). A quantidade ideal de gel é aquela que permite que o cabeçote deslize livremente, sem aderir a pele do paciente.
Não é aconselhável, pois geralmente após o seu uso em uma região há a formação de microbolhas, seu aspecto se torna turvo, o que indicará uma má condução.
É a aplicação simultânea de dois estímulos, ou seja, neste caso, do ultra ssom com a estimulação elétrica de baixa ou média frequência. Ela combina os efeitos analgésicos das correntes de baixa e média frequência com os efeitos térmicos e mecânicos do ultrassom
A terapia combinada pode ser realizada com US + corrente Russa, US + corrente Interferencial, US + corrente Polarizada e US + Alta Voltagem, sendo que o equipamento permite realizar também a terapia isolada.
Para limpar o gabinete e partes deste, use somente pano macio, seco e limpo. Não use substâncias voláteis (benzina, álcool, thinner e solventes em geral) para limpar o gabinete, pois elas podem danificar o acabamento. Depois de usar o transdutor de ultrassom, limpe-o com água corrente. Se necessário, para a desinfecção deste, utilize apenas algodão umedecido com digluconato de clorexidina 0,2% (solução aquosa).
O Sonopulse III gera uma corrente elétrica, de alta frequência, que está conectada a uma cerâmica piezoelétrica sintética. Essa cerâmica é a responsável por converter a energia elétrica em ondas mecânicas, que produzem efeitos nos tecidos. O cristal piezoelétrico está posicionado logo abaixo da face metálica do aplicador.
No ultrassom contínuo ocorre um aquecimento nos tecidos, não indicado para traumas agudos e recentes, mas ideal para tratamento de quadros crônicas. No ultrassom pulsado (não térmico) a emissão de pulsos de onda ocorre em determinados períodos, entre eles, o organismo promove a circulação sanguínea que resfria a região tratada, impedindo o excesso de aquecimento. Ideal para tratamento de quadros agudos.
Trabalhamos com as melhores marcas do mercado, KLD, IBRAMED, Medical San, HTM, Bioset, Estek, Stermax, Salus, Orcfit, Beurer, Tonederm, LiveUp, Hidrolight e muito mais.