Trata-se de um equipamento microcontrolado de fototerapia (terapia através da luz), desenvolvido para a utilização em diferentes áreas da saúde e estética. O Laser e o LED possuem efeitos biológicos similares e as respostas promovidas pela fotobioestimulação estão associadas às reações advindas da absorção dos fótons de baixa energia (Low Level Laser Therapy) ou por LEDT (Light Emmitting Diode Therapy) com moléculas alvo denominadas cromóforos.
Esta versão do Antares inclui a operação com aplicadores únicos (probes) e aplicadores com grupos de LASER e LED (cluster) que oferecem uma nova dimensão da terapia de luz. Suas diferentes configurações e características técnicas, oferecem uma ampla possibilidade de seleção de comprimentos de onda que podem ser usados em vários tratamentos.
Trata-se de uma terapia atérmica, não invasiva e não ablativa que promove terapia indolor, segura e que permite utilização em todas as faixas etárias e fototipos. O fato de seus tratamentos não danificarem as camadas do tecido faz com que a terapia não apresente efeitos colaterais e promova uma recuperação mais rápida. O Antares apenas estimula os processos naturais de regeneração.
Mecanismo de ação:
Os fótons são partículas discretas de pura energia luminosa. A primeira lei da fotobiologia afirma que, sem absorção, não pode haver reação, então o fóton incidente deve ser absorvido pelas células-alvo para que qualquer reação ocorra. Quando um fóton é absorvido por uma célula, ele passa sua energia para a célula.
Cromóforos são os fotorreceptores naturais do nosso corpo. Os pigmentos endógenos melanina e hemoglobina são os principais cromóforos excitados quando se quer o efeito de fototermólise seletiva e são aquecidos a altas temperaturas durante tratamentos, como fotodepilação e esclerose de telangiectasias.
Na fotobiomodulação, comprimentos de onda no feixe do violeta-azul são fortemente absorvidos pela melanina, por isso, o cliente sente maior aquecimento local, principalmente os de fototipo mais altos.
Dentre os cromóforos não pigmentados, destaca-se a enzima citocromo C oxidase, que se localiza na cadeia respiratória da mitocôndria, principal fotorreceptor da fotobiomodulação. A citocromo C oxidase tem dois picos de absorção, nos espectros vermelho e infravermelho próximo.
Parece que a fotobiomodulação aumenta a disponibilidade de elétrons para a redução do oxigênio molecular, aumentando os níveis de ATP, NO e ROS, energizando a célula e favorecendo a atividade celular.
Estudos demonstram também que a fotobiomodulação estimula a liberação de fatores de crescimento, tais como o VEGF, FGF- e KGF, todos relacionados em processos de reparo e regeneração tecidual.
Além disso, está bem estabelecido que a fotobiomodulação ativa fatores de transcrição gênica, estimula a proliferação, a migração e a síntese de proteínas relacionadas com a maturação das células epiteliais. Exerce efeito antiapoptótico e anti-inflamatório e diminui o estresse oxidativo celular.
O Antares Ibramed é um equipamento que deve ser usado somente sob prescrição e supervisão de um profissional licenciado.
Ações e Benefícios:
- Check de emissão de luz: sistema de verificação da emissão de radiação LED/Laser do aplicador antes do uso;
- Reconhecimento do aplicador: o aparelho reconhece o aplicador instalado e mostra na tela inicial as áreas disponíveis para o uso das doses para os protocolos;
- Doses pré-ajustadas: a opção de Presents do aparelho sugere doses para os protocolos de acordo com o aplicador e o comprimento de onda dele;
- Aplicadores com RGB: a tecnologia RGB é a oferta de luz Vermelha, Verde e Azul no mesmo aplicador e com emissão ao mesmo tempo;
- Distribuição de LEDs: a distribuição entre os LEDs é ideal para a absorção na região pretendida e a distância entre a base do aplicador e os leds permite encostar na pele, minimizando deflexão da luz;
- Terapia exclusiva 2C e 3C: protocolos diferenciados que permitem combinar diferentes comprimentos de ondas na mesma sessão de tratamento, visando atuar em diferentes estruturas e profundidades, o que leva a uma maior praticidade nos atendimentos e resultados mais eficazes;
- Versátil: vários tamanhos e comprimentos de ondas e potências, permitindo atingir áreas e profundidades diferentes;
- Estética e Reabilitação: a terapia de fotobiomodulação traz inúmeros benefícios para tratamentos nas áreas de estética e reabilitação.
Indicações:
- Alívio de dor muscular, articular e crônica;
- Alopécia;
- Aumento da circulação local;
- Celulite;
- Cicatriz hipertrófica;
- Cicatrização de pele em geral;
- Cicatrização pós cirurgia plástica;
- Drenagem linfática;
- Equimose;
- Estímulo da microcirculação;
- Estiramento muscular (agudo e crônico);
- Fotoregeneração de pele;
- Fotorejuvenescimento;
- Fototerapia capilar e fototerapia capilar 2C;
- Herpes;
- Hipercromia;
- Lipólise;
- Laserpuntura e auriculolaserpuntura;
- Lesão ligamentar (aguda e crônica);
- Melhoria de manchas da pele;
- Onicomicose TFD;
- Pontos gatilhos;
- Processos cicatriciais;
- Psoríase;
- Queimaduras;
- Redução de edemas;
- Regeneração do tecido musculoesquelético;
- Rejuvenescimento facial;
- Reumatismo;
- Reparo ósseo;
- Rosácea;
- Terapia fotodinâmica;
- Tratamento da síndrome do túnel do carpo, artrites profundas e superficiais, artroses, epicondilite lateral, olheiras, tendinite, tendinopatia profunda e superficial, cicatrização da acne e acne 2C;
- Úlceras não contaminadas.
Cuidados Especiais:
- Evite locais sujeitos a vibrações;
- Instale o aparelho sobre uma superfície firme e plana;
- Não bloqueie a ventilação;
- Evite ambientes úmidos, quentes e empoeirados;
- Não introduza objetos nos orifícios do dispositivo;
- Faixa de temperatura durante o transporte e armazenamento: 5 - 50° C/ 41 - 122° F;
- Faixa de umidade durante o transporte e armazenamento: 10 - 85%;
- Certifique- se que a área em torno do aplicador e do cabo de alimentação elétrica está livre;
- Armazene os aplicadores em local seco, apropriado e protegido de agressões ambientais para sua maior durabilidade;
- Desligue o equipamento da fonte de alimentação;
- Limpe o equipamento e cabos dos aplicadores com algodão ou um pano limpo umedecido com clorexidina alcóolica a 0,5% e seque com papel toalha descartável;
- Não coloque os aplicadores em líquidos. Não é necessário esterilizar nenhuma parte ou peça para o uso deste equipamento;
- Limpeza dos aplicadores (Probe e Cluster): o procedimento de limpeza deve ser realizado sempre que necessário. A Ibramed sugere a limpeza semanal do equipamento e os cabos dos aplicadores devem ser limpos após cada sessão de tratamento.
Dados Técnicos:
- Ledterapia e Laserterapia;
- Potência de Entrada 250 VA 50/60 Hz;
- 10 Aplicadores Disponíveis - Importante: Itens abaixo não inclusos - Comprados Separadamente
- 05 Probes e 05 Clusters à escolha;
- Cluster P1 RGB: Led Vermelho (630nm), Verde (525nm), Azul (450) + Laser Infravermelho (808nm);
- Cluster P2 LED: Led Vermelho (630nm) e Led Infravermelho (850nm);
- Cluster G1 LED: Led Ambar (590nm), Led Vermelho (630nm) e Led Infravermelho (850nm);
- Cluster G2 LED: Led Azul (450nm), Led Vermelho (630nm) e Led Violeta (410nm);
- Cluster G3 LED: Led Ambar (590nm), Led Infravermelho (850nm), Led Verde (525nm) e Led Azul (450nm);
- Probe P1 LED RGB: Led Vermelho, Led Verde, Led Azul;
- Probe P2 LED: Led Infravermelho;
- Probe P3: Laser Vermelho (660nm);
- Probe P4: Laser Infravermelho (808nm);
- Probe P5: Laser Infravermelho (904nm);
Acessórios Inclusos:
- 01 Equipamento Antares Ibramed - Aparelho de LED e Laser;
- Aplicadores adquiridos separadamente